Notícias

O que você precisa saber sobre os produtos zero lactose

Muita gente ainda não conhece as qualidades e os muitos benefícios dos produtos zero lactose e aí ficam no ar muitas perguntas. E afinal, os leites, queijos e requeijões sem a lactose são só para quem tem intolerância? E o sabor é muito diferente? Como são feitos esses produtos?

É sempre bom saber mais sobre as coisas que fazem bem pra gente. Por isso, separamos para você algumas perguntas que frequentemente vemos por aí sobre essas delícias com muito sabor, mas sem lactose, que o Laticínios Damare prepara para você e sua família. Confira!

O que é um produto zero lactose?

Essa é fácil! Um produto zero lactose é aquele que contém pouca ou nenhuma quantidade desse açúcar chamado “lactose”. Quando falamos em um produto zerolac, nos referimos geralmente a um derivado do leite de vaca, búfala ou cabra, que passou por um processo para “quebrar” a lactose em outras duas substâncias de digestão mais fácil.

Qual é o problema com a lactose?

Segundo dados da Universidade Federal da São Paulo, cerca de 70% dos brasileiros têm intolerância à lactose, o que quer dizer que 7 em cada 10 pessoas no país sentem algum tipo de desconforto no organismo após consumirem leite e seus derivados. Essas sensações são completamente normais e ocorrem porque a capacidade de digestão da lactose (uma característica essencial para a sobrevivência dos bebês) é perdida à medida em que crescemos. Para muita gente, o desconforto não é nem percebido, isso porque apenas uma em cada 10 pessoas têm níveis mais altos de intolerância.

Como é feito um produto zero lactose?

Há várias formas de quebrar a lactose de um derivado do leite para produzir um alimento zerolac. A mais comum dessas formas se dá aplicando no leite uma enzima que “digere” a lactose, transformando-a em dois açúcares que são facilmente digeridos em nosso organismo: a glicose e a galactose.

Produto zero lactose tem leite?

Geralmente sim. Mas é sempre bom verificar no rótulo ou embalagem de todo produto a sua composição. É importante não confundir produto zero lactose com produto sem leite, já que uma coisa não está relacionada a outra.

Zero lactose é remédio? Só intolerantes podem consumir?

Não e não. Alimentos zerolac são alimentos comuns, como os alimentos integrais, desnatados e semidesnatados, que podem ser consumidos por qualquer pessoa que queira uma digestão mais leve.

E para pessoas que não têm intolerância. Tem benefícios?

Os produtos zerolac têm benefícios também para pessoas que não têm intolerância, dependendo de cada organismo. Tendo em vista que sete em cada 10 pessoas têm problemas para digerir a lactose, é muito provável que você se sinta muito mais leve do que geralmente se sente depois de consumir um derivado do leite. Em outras palavras, sua digestão poderá ser facilitada em muito!

Tem diferença no sabor entre os produtos tradicionais e os zero lactose?

Sim. O processo de quebra da lactose (que libera glicose e galactose) deixa o leite levemente adocicado. A cor também muda um pouco, adquirindo um tom próximo de um bege bem claro. Em outros produtos zerolac, como queijos e requeijões, essas alterações não são perceptíveis.

Falar de comida deu fome? Aproveite para levar para casa as delícias zerolac da Vaquinha. Sua família vai se apaixonar!